deus category image
24.09.2015

Julgarás o teu próximo como a ti mesmo?

Enquanto eu pensava sobre o que deveria escrever nessa semana me veio a mente uma passagem muito conhecida da bíblia que está em Marcos 12:30-31, que diz: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Fazendo uma breve pesquisa eu acabei me surpreendendo ao saber que essa passagem se repete em Mateus 22:37-40 no qual no final do verso 40 é acrescentado “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
 
Eu resolvi brincar um pouco com o nome do texto porque se encaixa mais com a nossa situação atualmente. O que acontece não só com os cristãos, mas com todo mundo, é que nós sempre julgamos as pessoas que pecam diferente de nós ou que cometem erros diferentes dos nossos e esquecemos que todos nós somos pecadores. Nós precisamos lembrar que não só o nosso relacionamento com Deus é importante, mas também o contato com o nosso irmão, com o nosso próximo.  
 
Um tema que é um tabu e gera muita polêmica no meio cristão é a homossexualidade e para falarmos a respeito disso, primeiro vamos lá em João 8 onde nos é contada a história da mulher adúltera. Os escribas e fariseus insistiam para que Jesus dissesse o que devia ser feito com adúltera e segundo a lei de Moisés ela deveria ser apedrejada, mas Jesus levantou e disse “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8:7 ARA). Hoje em dia nós estamos cheios de pedras nas mãos prontos para jogá-las em quem quer que seja. Em segundo lugar, do mesmo jeito que existem homossexuais, também há pessoas mentirosas, pessoas que cobiçam e tantas outras coisas. Mas sabe qual o problema disso? É que nós acabamos escolhendo um desses para apontar o dedo, para apedrejar.
 
Eu não quero te convencer de que a homossexualidade ou a mentira ou qualquer outro pecado não são tão graves assim ou que não é um erro cometê-los, o que eu quero te dizer é que acima de qualquer coisa, Jesus veio a terra para pregar o amor e foi por esse motivo que Ele morreu por todos nós pecadores. Nós não somos perfeitos e o que Deus realmente espera de nós é que busquemos melhorar a cada dia. 
 
Vivemos em mundo em que tanto os cristãos quanto os que não são cristãos são intolerantes. No sentido de que nós, cristãos, não aceitamos algumas posições deles e eles não aceitam as nossas. Mas como resolver esse impasse? Nossa vida diária como servos de Deus, nosso testemunho em si, já é uma pregação; precisamos cuidar para não basearmos nossa vida em julgar o erro dos outros, lembrando que ninguém se converte ao você dizer “você vai pro inferno!”. Eu quero ir para o céu não porque eu tenho medo do inferno, mas por amar a Deus acima de todas as coisas.
E se essas pessoas que eu e você tanto julgamos forem as que mais precisam da nossa ajuda? A justiça vem de Deus, cabe a nós ter mais empatia como pessoas e, sobretudo como cristãos colocar-nos no lugar do outro e a partir daí deixar que nossas ações falem por nossas palavras.  “Sem amor a fé é estéril e sem fé nossa alma é um solo infértil em que se planta o amor”. 

Escrito por:
Sarah Nascimento
Estudante de farmácia, cheia de hobbies, entre eles a leitura. Em 2015 o S de Sarah nasceu. Um espaço para compartilhar várias das minhas paixões.

COMPARTILHE   

  1.    Irianne Veloso 24 de setembro de 2015

    Amei o texto, muito bem colocado. Penso como você, os cristãos de hoje em dia agem como se existisse "pecado, pecadinho e pecadão", NÃO EXISTE. Todos os pecados tem a mesma carga e se VOCÊ mente, está pecando da mesma forma que um homossexual. O mundo precisa de amor, o mundo precisa de Jesus! Faz mais devocionais <3

    Responder

  2.    Gledyelle Alves 24 de setembro de 2015

    Irianne, sua linda, fico muito feliz que você tenha gostado. Deus me deu vários de que eu precisava falar sobre isso essa semana. Espero que as pessoas entendam a mensagem assim como você. Mais amor <3 Mil beijos :*

    Responder